sexta-feira, 11 de setembro de 2009

FOMOS VER DE PERTO O TRABALHO DO CRAS EM OUROLÂNDIA

Na última quarta-feira, 09 de setembro, nossa reportagem visitou a Sede do Cras - Centro de Referência da Assistência Social que vem desenvolvendo inúmeras ações com pessoas de várias idades dentro do município de Ourolândia.
A secretária de Assistência Social, Valéria Brito, nos falou sobre diversos programas começando pelo Projovem Adolescente que apóia jovens em situação de vulnerabilidade social com cinco núcleos funcionando: um em Alagadiço, um na Sede, dois em Lagoa do 33 e um em Casa Nova. Cada núcleo tem 25 alunos desenvolvendo atividades sócio-educativas tendo como eixo estruturante o mundo do trabalho. “Para as beneficiárias do Programa Bolsa Família promovemos os cursos de barbante; crochê e de pintura em tecido. Outro trabalho importante é o 'grupo de cesta básica', composto por pessoas de extrema vulnerabilidade econômica e/ou portadores de necessidades especiais que não tenham benefícios. É feito através de atendimento diretamente no Cras como também em visitas domiciliares e encaminhamentos que são solicitados por outras secretarias”, narrou a secretária.
Jucicleide Santos, coordenadora do órgão conta que quinzenalmente são realizadas reuniões com idosos da Sede e dos povoados. Trata-se de um grupo que desenvolve diversas atividades de acordo com as necessidades dos integrantes. Ela explica ainda sobre o grupo terapêutico composto por meio da demanda espontânea que chega no Cras, como também das visitas domiciliares realizadas por um psicólogo e uma assistente social. “Este grupo incentiva a reflexão visando novos significados nas relações familiares de modo que pai, mãe, filho, filha e aparentados possam conviver de forma harmoniosa”, explicou.
Geralmente encontramos muitas pessoas neste grupo que apresentam um estado emocional de desequilíbrio, com vínculos familiares fragilizados”, conta o psicólogo Bruno Nunes.
Outro grupo importante é o de crianças formado em parceria com o Centro Educacional Sonho de Criança e oferece apoio sócio-educacional à crianças na faixa etária de quatro a seis anos e ainda outros identificadas que precisam de cuidados extras. Elas permanecem três meses no Centro, frequentando duas vezes por semana. No primeiro mês a temática “Eu e Minha Família”, difunde a interação dos membros familiares e fortalecimentos de vínculos afetivos, encerra-se com atividades lúdicas. No segundo mês trabalha-se “Eu e Minha Escola”, nesta contempla-se aproximar família/escola e culmina com a participação das instituições acima citadas. Finalmente no terceiro mês a temática “Eu e Meus amigos”, ensina os relacionamentos interpessoais visando prepará-los para os sociais futuros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário