sexta-feira, 15 de julho de 2011

DOA A QUEM DOER

Ponte Manoel Novais: situação de um dos principais acessos ao centro de Ourolândia
Ponte Manoel Novais sobre o que um dia foi o leito do Rio Vereda
A ponte Manoel Novais fica situada num local onde um dia  serviu como leito do Rio Vereda, liga o centro da cidade de Ourolândia ao importante bairro Alto Bonito (Rua da Umburana) e leva o nome do deputado federal, que, segundo alguns antigos moradores, foi o responsável pela alocação dos recursos para a construção da mesma ainda em meados dos anos 60, época em que Ourolândia era apenas um povoado pertencente ao município de Jacobina.
Além disso, até a construção da Barragem/Avenida que represa o Rio Veredas  quase no centro da cidade, feita pelo saudoso prefeito de Jacobina, Carlito Daltro, era a principal via de acesso ao centro do então povoado de Ouro Branco para quem trafegava oriundo da microrregião oeste, onde se situam: a hoje cidade de Umburanas; diversos povoados e os atuais distritos de Alagadiço e Lagoa do 33, este último o maior do município.
Em dias atuais, apesar de toda esta rica história, a população de Ourolândia que utiliza aquela via parece ter calejado a visão diante de tanto descrédito e já acostumou com a atual situação caótica e perigosa da ponte Manoel Novais, porém presume-se que alguém de fora passando por  alí levaria uma péssima imagem da cidade com o quadro que vai presenciar, principalmente com o transtorno que terá que enfrentar se for necessário dividir o espaço entre um carro e um pedestre.
A primeira impressão que se tem é de que aquele lugar não pertence a nenhuma comuna, diante de tamanho abandono, em que pese os 22 anos de emancipação política administrativa do município já com os cinco prefeitos que sentaram à cadeira do gabinete durante o período (Antonio Araújo, Adinael Freire, Eliud Freire, Petrúcio Matos e Cícero Oliveira).
A ferrugem, o lixo, a erosão e o aspecto de abandono com as proteções laterais despencando, algumas até nem mais existem, sem falar da largura que obedeceu a um projeto já vencido pelo tempo e não mais atende as atuais normas de trânsito, assemelhando-a muito mais à uma passarela que a uma ponte e oferecendo risco constante aos seus transeuntes.
Não sei quanto custaria o orçamento de demolição e reprojetamento daquele bem público, mas Ourolândia (cidade de pouco mais de 13 mil habitantes) não é diferente das tantas cidades do Brasil onde se gastam milhões de reais numa campanha política,  em disputa pela cadeira de prefeito, que depois de eleitos alegam não poder gastar o que resolveria uma demanda como esta.
DOA A QUEM DOER, as fotos a seguir contam melhor a continuidade dessa história da ponte Manoel Novais e tomara mesmo que doa em alguém, para que o final seja diferente e possamos contá-lo de outra maneira, ao bem do povo.
Fotos, reportagem  e redação do Ouro Notícias, compromisso com o leitor.

COMENTÁRIOS SOBRE ESTA MATÉRIA:
De: JUNIOR OLIVEIRA - E-mail: junnior-ouro@hotmail.com
Queria parabenizar este Blog pelo trabalho de cidadania que vem desenvolvendo, e hoje, sem dúvida é o nosso mais importante meio de comunicação. A respeito da Ponte Manoel Novais, lembro-me muito bem a última vez q ela foi reformada, quando o Prefeito ainda era Adinael Freire, ele recuperou, iluminou aquela ponte. Depois que Antonio Araujo entrou nada mais foi feito alí. Espero que depois dessa reportagem possam tomar alguma providência. Grande abraço.
De Patrícia Amorim, MG - E-mail: patricia@starminas.com.br
Não dá  para entender uma pouca vergonha dessa. Como é que pode um  cidade onde duas pessoas que se diz querer lutar pelo bem estar da população de Ourolândia  deixa uma ponte nesta situação, pondo em risco a vida de pessoas. Cadê os candidatos que não vê isso? Será que  toda essa briga que está acontecendo tem um fundamento, será que realmente existe por parte dos candidatos  interesse    em promover conforto saúde e educação para a população ou será que existem outros tipo  de interesse. Essa é um tipo de matéria que deveria deixar a população em alerta para saber se realmente compensa viver de intrigas e picuinhas com amigos e familiares por causa de políticos que não estão nem ai para população e sim pra o seu próprio bem estar. Tão pouco se importando com educação saúde e lazer do povo e sim com a sua conta bancaria, que eles acreditam que seja pouca. e assim  desviam um pouco para seus interesses e luxos. Até quando o povo vai se deixar levar por esse tipo de situação onde só as partes de governantes sem caráter sai ganhando... Ta na hora de dá um basta. Até onde vai essa briga será que difícil entender que ganhando ou perdendo o povo vai continuar no mesmo. Agora não é hora de brigar e sim de se unir e mostrar para os políticos que quem manda é o povo.E que os mesmo precisam de melhores condições de vida e que já se cansaram de tanta promessas.
Só assim o final será diferente..... porque até hoje a política se repete da mesma maneira, e só quem sai perdendo é a  população.na verdade eu lhe digo, vivemos uma falsa democracia, onde até no judiciário você ganha mas não leva. Aqui só podemos votar, nada alem disso.E já que é só isso que podemos fazer pelo menos que seja feito com dignidade. sem briga sem ofensas, e respeitando a opinião outro cidadão.
Patricia Amorim, filha de Ourolândia e atualmente morando em Minas Gerais
Email: patricia@starminas.com.br

4 comentários:

  1. parabéns Zé por essa matéria,vamos ver se agora alguém toma devidas providências,venho a tempo falando dessa ponte com pessoas da prefeitura,tendo resolver esse problema mas nada foi feito,agora torço para quer seja resolvido,por que esta um grande perigo pra pessoas que passa por essa ponte.

    ResponderExcluir
  2. Não sei o quanto de poder se sobe pra a cabeça quando se esta dentro de uma prefeitura
    pra administrar.
    bom !! o fato é quem ja morei nessa rua a muito tempo
    e ja conhece ela assim
    e nunca ninguem tomou uma providencia de pavimentar ela
    apenas reformar a ponte com os corre-mão
    ta ai uma obra de grande importancia de quem realiza-lá satisfazer a população da rua da umburanas
    e tambem quem trafega por ela.
    Meus parabéns zé carlos
    grande iniciativa sua ...
    agora basta fazer .
    abraços

    Caneta de Ouro

    ResponderExcluir
  3. É triste, ler uma matéria desse gênero, de uma cidade onde habita homens e mulheres de grande determinação e de inteligência incomparável.
    Mas, quem é o culpado do descaso e abandono? Então, ninguém se perguntou! Enfim, todos têm andado muito ocupado, em busca de votos para o futuro governante. Embora, o povo não tenha visto o descaso, que são os mais prejudicados. No entanto, continuará passando despercebido pelos governantes futuros? O povo tem que ser unir por um único objetivo, a melhora da cidade, para que seus filhos e netos venham desfrutar de uma cidade alicerçada com democracia.

    ResponderExcluir
  4. É triste, ler uma matéria desse gênero, de uma cidade onde habita homens e mulheres de grande determinação e de inteligência incomparável.
    Mas, quem é o culpado do descaso e abandono? Então, ninguém se perguntou! Enfim, todos têm andado muito ocupado, em busca de votos para o futuro governante. Embora, o povo não tenha visto o descaso, que são os mais prejudicados. No entanto, continuará passando despercebido pelos governantes futuros? O povo tem que ser unir por um único objetivo, a melhora da cidade, para que seus filhos e netos venham desfrutar de uma cidade alicerçada com democracia. Sou de Ourolândia atualmente to em São Paulo.

    ResponderExcluir