quarta-feira, 9 de maio de 2012

Jacobina: Ariano Suassuna no lançamento do livro 'Histórias e Estórias', de Luciano Dantas


O Ginásio de Esportes de Jacobina foi palco de uma verdadeira aula da mais pura cultura brasileira na noite da última terça-feira, 08. A Aula Espetáculo foi proferida pelo escritor Ariano Suassuna. Estudantes, professores, artistas e o povo que valoriza a literatura, a poesia e o teatro brasileiro tiveram o privilégio de ouvir,  durante duas horas, as sábias palavras deste nordestino que conta histórias de seu povo como ninguém. Ariano, além de contar vários causos, falou das suas obras, da riqueza da sabedoria popular, da má influência da cultura norte-americana e lembrou a pobreza da atual produção cultural a exemplo da música de baixa qualidade amplamente divulgada pela mídia. “...não me preocupo com a repercussão do que eu falo, eu não posso é ficar calado diante das coisas com as quais não concordo”, afirmou.
A visita de Suassuna à Jacobina foi motivada pelo convite para o lançamento do livro Histórias e Estórias do seu primo, também “nortista”, mas radicado em Jacobina há vários anos, Luciano Dantas.
O evento contou ainda com a apresentação de vários artistas jacobinenses a exemplo de Pascoal Gama, cantando música nordestina; o cantor e compositor Jacobina, que cantou um de seus grandes sucessos O Uirapuru; o instrumentista Dunga, além de Luciano Dantas que brindou os presentes com alguns “causos” contidos em seu livro.
Além dos jacobinenses, caravanas de vários municípios da região  também estiveram presentes. Quem assistiu Suassuna saiu com a certeza de que participou de um momento histórico para a cultura da região e que ficará marcado para sempre na vida de cada um.
Foto e texto de Ivan Aquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário