
Tudo aconteceu por volta das 08h desta sexta-feira (28), quando os dois homens armados invadiram um mercadinho que fica no centro do distrito de Chapada e anunciaram o assalto. Eles estavam em uma Honda GC, Titan KS, cor vermelha, placa policial, JRM 3666, licença de Valente (roubada). Após praticarem o assalto seguiram sentido Coité, onde passaram pelo povoado de Almas, foram até o distrito de São João, usando a conhecida Estrada Velha de Almas/Coité, onde tentaram comprar combustível para o veículo.
Quando parecia que a dupla havia desaparecido, a guarnição foi informada da tentativa de assalto a um bar no povoado de Gameleira, município de Retirolândia. À 10 km de Coité, na Fazenda Mateus, estrada de Coité/Nova Palmares, a polícia encontrou com os assaltantes, onde segundo a polícia começaram a atirar, havendo reação da guarnição.
Na troca de tiros, os assaltantes foram alvejados e levados para o pronto-socorro do Hospital Almir Passos onde chegaram sem vida. Ainda sem identificação, pois não portavam documentos, foram encaminhados para o necrotério do HAP e só depois a Polícia Militar conseguiu identificar.
Assaltantes - Os dois homens mortos em confronto com a polícia são irmãos e trata-se de Edmar Rocha Silva, 31 anos, conhecido por Dé, residente na Rua Duque de Caxias, 337, segundo dados do Portal SSP/BA e respondia um processo por assaltar e ferir um policial na perna, durante o roubo de uma moto no povoado de Barreiras, em Teofilândia, onde ficou preso e depois foi transferido para o presídio de Serrinha, sendo solto a pouco mais de um ano. Dé possuía um mandado de prisão datado de 10 de março de 2005.
O outro, Sidney Rocha Silva, 33 anos, conhecido por Ney Moto-Taxi, residente na Rua Duque de Caxias, 988, respondia quatro processos e estava preso na Penitenciaria de Serrinha e foi beneficiado com o indulto do dia das mães, porém não retornou ao presídio, conforme estabelecia a regra do indulto. Ney ficou muito conhecido da comunidade, pois acostumava assaltar mercadinho e farmácias na cidade de Coité e chegou a ser preso pela polícia na cidade de Retirolândia e ao ser transferido para a delegacia de Coité, saltou da viatura em movimento e fugiu algemado.
Em poder dos assaltantes mortos, a polícia encontrou R$ 140,00, no bolso de Ney e R$ 145,00, mais um celular, com Dé. Além de dois capacetes, uma camisa de marca e dois revolveres, calibres 38 e 22, além da moto que foram entregues ao delegado Gustavo Coutinho.
Segundo um dos policiais que estava na operação e pediu para não ser identificado, foi tudo muito rápido, pois "quando eles avistaram a viatura, sacaram as armas e começaram atirar e fomos obrigados a revidar. Prestamos socorro, mais de acordo os médicos de plantão, chegaram sem vida".
História da moto - A moto utilizado nos assaltos pertencia ao agricultor familiar Hermes dos Santos Araújo, residente na Fazenda Mato Grosso. Na tarde de quinta-feira (27), ao falar para o CN, o proprietário, disse que estava trabalhando na fazenda Tanque Novo, plantando mandioca, quando apareceu um homem armado com revolveres, possivelmente 38, e anunciou o assalto, afirmando que queria a moto e pediu que não reagisse. "Antes de me assaltar, ele prendeu meu amigo, amarrou dentro de casa e forçou-o a dizer que eu estava com a chave da moto", contou.
Segundo o agricultor, o assaltante deu ordem para que ele fosse até a casa da fazenda, onde estava a moto e chegando lá, encontrou o amigo amarrado e foi obrigado a ligar o veículo e conduzir até a cancela da propriedade, que estava trancada com um cadeado. "Durante todo o tempo, eu estive sob a mira do revólver e não vi outra pessoa". (Ele dizia que era assaltante e que havia tirado uma vida de uma pessoa que reagiu o assalto, assim consta no BO). "Quando abrir a cancela, ele que veio na garupa até a cancela, assumiu a direção e seguiu sentido Valente", narrou o fato, que também está registrado na Delegacia de Valente. (Calila Notícias)
Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas
Nenhum comentário:
Postar um comentário