
sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010
PREFEITURA DE OUROLÂNDIA CAPACITA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
Reportagem de Audiran Vasconcelos
"Estamos apenas zelando pela qualidade e equidade da Educação. É sabido que a Secretaria Escolar é a porta de entrada da Instituição e pensando nisso estamos dando uma atenção especial aos nossos profissionais da Educação, buscando proporcionar melhores condições aos mesmos, garantir um atendimento diferenciado aos pais e alunos, além de apresentar uma Escola mais qualificada e motivada.", disse a secretária Aldiran Vasconcelos.
URGENTE: Agência dos Correios de Miguel Calmon acaba de ser assaltada
PREFEITURA E ESTADO ENTREGAM PSFs PARA TRÊS POVOADOS
Em Casa Nova o PSF já conta com o atendimento da enfermeira Marilucy e o médico Dr. Wilman Lafuente. Em Alagadiço a enfermeira Ana Maria e a Dra. Noemi Ferrofino, que divide também o atendimento no PSF de Baixas de Zé Félix com a enfermeira Janaina Carvalho.
Está previsto também a inauguração do PSF do povoado de Aurora ainda para este mês. Segundo a secretária de Saúde Josicléa Rebouças, a equipe já está contratada aguardando apenas a data da solenidade de Inauguração que deverá contar com representantes do governo do Estado, Dires e do prefeito Antonio Araújo.
Escala de atendimento médico
Baixas de Zé Félix – Dra. Noemi
Segunda-feira e quarta-feira
Alagadiço – Dra. Noemi
Terça-feira e quinta-feira
Casa Nova – Dr. Wilman
Segunda-feira, terça-feira, quinta-feira e sexta-feira
Em todos os PSFs as enfermeiras permanecem durante a semana inteira.
CORPO EM ESTADO DE DECOMPOSIÇÃO É ENCONTRADO EM ESTRADA VICINAL
O cadáver foi encaminhado num veículo da Prefeitura de Ourolândia, para o Instituto Médico Legal (IML) de Jacobina.
Chuva atinge regiões Norte, Centro-Oeste e Nordeste
Apodi espera “perdão” da torcida e dos novos companheiros
Diante daquela cena, era praticamente impossível imaginar um atleta do Vitória vestindo a camisa do Bahia, e vice-versa. Pois eis que, com a carência tricolor na lateral direita, um dos principais inimigos acabou mudando para os lados do Fazendão. Apodi, que participou ativamente da guerra na finalíssima e também ficou marcado por dar uma ‘voadora’ em Reinaldo Alagoano no primeiro jogo da decisão, até o final do ano defenderá o Esquadrão.
O lateral treina em Itinga desde quarta-feira, 3, e, nesta quinta, 4, foi apresentado oficialmente à imprensa. Na entrevista, Apodi fez questão de minimizar os confrontos dos Ba-Vis. “Isso é do futebol. Em um clássico com tanta rivalidade, nós discutimos até com os companheiros”, justificou. Mas ele assume que, já em seu primeiro dia no clube, o assunto foi debatido em rodinhas com os novos colegas: “A gente estava até comentando que brigava todo jogo. Não tinha um que era tranquilo”.
Outro protagonista da confusão na Toca, apesar de ter ficado no banco de reservas, o goleiro Fernando assegura que não há rancor em relação a Apodi. “Ele é bem-vindo. Tivemos até uns atritos naqueles jogos, mas foi coisa de momento, cada um defendendo seu clube. Já conversamos ali e deu pra ver que é um cara gente boa, humilde, procurando vencer na vida”, afirmou o camisa 1, que fez uma ponderação: “Se estiver com a cabeça voltada para o Bahia, ele vai nos ajudar”.
Mas as rusgas de Apodi com o tricolor não se resumem às brigas em Ba-Vis. Nem todos lembram, mas o jogador fez pré-temporada no Bahia, no final de 2005. Trazido do Real Salvador por Newton Mota, o atleta potiguar, de 23 anos, trocou Itinga por Canabrava antes de os campeonatos começarem. O motivo, segundo ele, foi simples: “Era preciso pagar uma multa de R$ 300 mil para o Real Salvador. O Bahia não tinha, mas Alexi Portela (presidente do Vitória) pagou”.
Por tudo isso, Apodi sabe que precisará se superar para agradar à torcida tricolor. “Claro que vai haver desconfiança, mas eu espero ganhar o respeito dele com trabalho dentro de campo”, afirmou. Agora, o lateral quer ouvir do outro lado das arquibancadas o coro que marcou sua passagem pelo Leão: “Ei, Apodi! Faz um gol aí pra mim!”. Que a paródia imoral, feita pela torcida do Bahia como resposta, seja esquecida, então.
De mal com parte da torcida do Vitória por conta das últimas partidas no Brasileirão, o jogador garante que não mudou de camisa para se vingar. “O meu trabalho fala por mim. Não preciso dar resposta para ninguém, até porque o número de pessoas que me vaiava era bem menor do que o que aplaudia e respeitava”, disse Apodi, que não se fará de rogado se marcar contra o ex- time. “Claro que vou comemorar, afinal, não é sempre que faço gol”, brincou.
O lateral vai formar dupla de alta velocidade com o canhoto Ávine. “Sempre tinha esse duelo em Ba-Vis e acho que vai ser melhor agora que estamos juntos. Temos características parecidas e vamos dar trabalho”.
Antes de acertar com o Bahia, Apodi esteve perto de atuar no Osasuna, da Espanha. “Cheguei até a viajar para lá, mas a decisão de não acertar foi só entre eu e o Cruzeiro”, escondeu.
Proteção - Conhecido pelas rápidas arrancadas, com os cabelos esvoaçantes, Apodi é um lateral que precisa de cobertura eficiente para não deixar avenida aberta. Como Ávine tem o mesmo estilo, os volantes tricolores terão trabalho dobrado.
Partindo do princípio que ambos são alas, o Bahia teria que jogar no 3-5-2. Mas o ex-rubro-negro discorda: “No Vitória, atuei mais no 4-4-2 mesmo, mas sempre com uma boa cobertura”. É bom lembrar que, na época do técnico Paulo César Carpegiani, Apodi chegou a ser escalado no ataque. (A Tarde)
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
JACOBINA: Juliano Cruz rompe silêncio e volta carga contra Leopoldo Passos

Alem de fazer referência às últimas eleições, quando disputou o cargo de vice-prefeito na chapa do então prefeito Rui Macedo (PMDB), o foco principal da entrevista foi voltado à críticas contra ex-prefeito Leopoldo Passos, líder do grupo dos Democratas em Jacobina. “Jacobina está sem rumo, sem governo, sem projeto. Estão destruindo o que foi feito na gestão Rui Macedo”, afirmou, atribuindo o “caos” a ingerência de Passos na administração da esposa. Ele criticou ainda o secretariado da prefeita Valdice Castro, o qual chamou de “fraco”. “Com raras exceções, a equipe escolhida pela prefeita é muito fraca”.
Perguntado se teria sido convidado para exercer alguma secretaria na administração municipal, Cruz disse que jamais recebeu tal convite. Porém, ressaltou que, se convidado, não aceitaria compor com o atual governo municipal.
Juliano Cruz, que exerceu quatro mandatos de vereador e cinco como presidente da Câmara Municipal, também falou sobre o rompimento com o grupo do DEM, atribuindo como uma das razões a forma “concentradora e ditatorial” com que eram tratados pelo ex-prefeito Leopoldo Passos, que, depois de ter as suas contas aprovadas na Câmara em 2007, teria passado a ignorar os vereadores da antiga base pefelista, formada por Juliano Cruz, Antonio Mota, Netinha do Junco e Antonio do Pau Ferro.
Cruz disse que continua aliado do ex-prefeito Rui Macedo, e que estarão juntos, no mesmo palanque, nas próximas eleições municipais em 2012. Sobre o próximo pleito, agora no mês de outubro, ele disse que segue a liderança do senador César Borges (PR), porém, “tem autonomia para seguir o caminho que achar melhor”, não descartando apoiar Paulo Souto, Geddel ou Wagner.
FUTEBOL
Classificação
Grupo 1
1 Vitória - 13 pontos
2 Vitória da Conquista - 13 pontos
3 Bahia de Feira - 9 pontos
4 Madre de Deus - 8 pontos
5 Atlético - 5 pontos
6 Colo-Colo - 3 pontos
Grupo 2
1 Fluminense - 9 pontos
2 Camaçari - 9 pontos
3 Bahia - 8 pontos
4 Itabuna - 7 pontos
5 Ipitanga - 7 pontos
6 Feirense - 5 pontos
Jogos de ontem:
Camaçari 4 x 4 Vitória da Conquista
Bahia de Feira 1 x 1 Ipitanga
Vitória 1 x 0 Feirense
Colo-Colo 2 x 5 Fluminense
Itabuna 1 x 1Madre de Deus
Atlético 2 x 2 Bahia
PREFEITURA DE OUROLÂNDIA PROMOVERÁ CURSO DE CULINÁRIA PARA OS BENEFICIÁRIOS DO PBF

O conteúdo programático envolverá carnes e peixes, massas, verduras, pratos com ingredientes locais e sobremesas. Serão proferidas palestras sobre higiene dos alimentos; alimentação nutritiva; ética doméstica; a importância da beleza dos pratos e da mesa e riquezas regionais.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
OUROLÂNDIA PARTICIPA DE SEMINÁRIO REGIONAL DE COMBATE A DENGUE
A apresentação foi conduzida pelo coordenador de Atenção Básica à Saúde de Ourolândia Allex Macedo, pela coordenadora de Vigilância Epidemiológica Maria Lúcia Vieira e pela supervisora municipal Lenicleide Souza.
Na opinião de Macêdo, o evento serviu para a troca de experiências entre as coordenações de Atenção Básica e Vigilância Epidemiológica da 16ª Dires e dos municípios para reavaliarem sua capacidade gerencial na qualidade das ações de controle do vetor.
“O quadro funcional de ACE de Ourolândia é composto por funcionários efetivos, ao contrário de muitos municípios da Regional , o que tem qualificado as ações realizadas no combate a dengue”, opinou.
Os trabalhos foram encerrados com a confecção de um plano operativo de combate e controle da dengue, que enfrentará as dificuldades encontradas no desenvolvimento de ações de combate a doença.
CAPIM GROSSO

"Baleia " Dentro da ambulância da prefeitura de Várzea da Roça
(Por Arnaldo Silva - Rádio Contorno FM) - Hoje, por volta das 10h:30min,foi assassinado em frente a Climec, em Capim Grosso, Weden George de Oliveira Rios, o popular Baleia, 25 anos, morador da cidade de Várzea da Roça.
Segundo informações passadas pelo Delegado Dr. Cleber Azevedo, a vítima veio fazer uma ultra-sonografia, com o objetivo de tratar um ferimento causado por um tiro. O jovem foi executado da janela da ambulância. A polícia encontrou 5 cápsulas de pistola calibre 380, dos disparos 3 tiros acertaram a cabeça da vítima, outros tiros serão identificados com a realização da perícia.
Dirigia a ambulância Ubirajara de Matos Girande, acompanhava a vítima Valdira Rios Ferreira. A polícia ainda não tem informações precisas de quem possa ter praticado o crime, mas acredita que trata de vingança. Notícia Livre
Novas cédulas de R$ 50 e R$ 100 começam a circular até junho
O lema da campanha de lançamento é “O Real Ficou ainda Mais Forte”. O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo, também participa da cerimônia. As cédulas são assinadas por Guido Mantega e Henrique Meirelles. Tribuna da Bahia
Lavrador de 46 anos morre em choque de moto com Golf e corpo fica desfigurado
O choque foi violentíssimo. Ontem à noite, por volta das 20h, o lavrador Valtemir Sobral Santos, de 46 anos, casado com Mariana Rodrigues Barbosa e pai e quatro filhos, perdeu a vida. Ele pilotava uma moto Honda CG, de cor azul, e foi atingido violentamente, segundo familiares, por um Golf VW, de Tapiramutá, cujo motorista, em estado grave, foi levado para Salvador.
O acidente ocorreu no povoado de Andaraí, pertencente a Piritiba, onde Valtemir morava, mais precisamente na estrada que liga Piritiba a Porto Feliz, de acordo com informações da família. O carro e a motocicleta estão na delegacia de polícia de Piritiba.
A necropsia foi feita no Instituto Médico Legal e agora há instantes o corpo foi liberado para ser sepultado na localidade em que ele residia. (Corino Urgente)
terça-feira, 2 de fevereiro de 2010
Polícia Civil de luto: morre delegado Sento Sé
Uma das últimas operações em que o delegado participou, foi na apreensão de cerca de cinco toneladas de maconha no município de Várzea Nova, no final de 2009. Ele presidia o inquérito que apura o esquema de tráfico de drogas na região. A ação teve repercussão nacional.
Sento Sé vinha se submetendo a tratamento de saúde. Natural de Salvador, o delegado residia com esposa e filhos no município de Miguel Calmon.
Os colegas da 16ª Coorpin, onde Sento Sé era lotado como Delegado classe 03, do quadro da Secretaria de Segurança Pública do Estado, receberam com muito pesar a notícia do seu falecimento.
O corpo foi velado na capital do estado e sepultado no Cemitério Bosque da Paz.
Tamara Leal (Município em Foco) com informações do repórter Antonio Carlos
HOMEM APLICA DOIS GOLPES DE FACA NO PAI EM OUROLÂNDIA
Edivaldo foi encaminhado para a Unidade Avançada de Saúde de Ourolândia, mas devido a gravidade dos ferimentos teve que ser transferido às pressas para o Hospital Antonio Teixeira Sobrinho em Jacobina e de lá para o Hospital Geral do Estado em Salvador.
O agressor conseguiu evadir-se do local e até o fechamento desta matéria não havia sido localizado pela Polícia que se encontra em diligência.
Segundo informações de populares, em outra oportunidade ele já teria quebrado a perna do pai e no final de 2009, agrediu, com uma facada, outra pessoa de nome Edson de Jesus, também morador de Ourolândia.