terça-feira, 22 de dezembro de 2009

METEOROLOGISTAS INDICAM POUCAS CHUVAS E TEMPERATURAS MAIS ALTAS NO NORDESTE EM 2010

Para a próxima Primavera e para o Verão 2010 são esperadas alterações no clima. Já foi confirmado o início de uma fase de aquecimento das águas do oceano Pacífico Equatorial com indicação e previsão de um novo episódio de El Niño, que deve influenciar o comportamento do clima no decorrer do segundo semestre e no início de 2010.
Com a previsão do El Niño para esse verão, é muito provável que em 2010 não se repitam os episódios de excesso de chuvas e enchentes verificadas na parte norte da Região entre abril e maio. Porém, para as partes sul e oeste da Região Nordeste (oeste da Bahia, sul do Maranhão e sul do Piauí), que inclui as áreas produtoras de soja, de milho e de algodão, num primeiro momento o El Niño não afeta diretamente na instalação do regime de chuvas, inclusive pode até se esperar uma antecipação do início das chuvas para o final de outubro e novembro.
Anos de El Niño provoca uma alteração no ciclo das chuvas nas áreas de soja, milho e algodão. Pode haver uma antecipação do plantio, mantém o risco de redução e período de estiagem entre o final de dezembro e janeiro. Porém a partir de fevereiro, aí sim começa a haver uma influência do El Niño com a redução das chuvas entre fevereiro e março.
Portanto, para a próxima safra de soja, de milho e de algodão do Nordeste as condições climáticas mudam radicalmente em relação ao no passado. As chuvas começam antes, o período de chuvas deve ser mais concentrado e aumenta o risco das chuvas cortarem mais cedo e afetar a fase final dessas lavouras. http://www.noticiasagricolas.com.br/noticias.php?id=50776

Nenhum comentário:

Postar um comentário